Holding: Entenda Como Abrir

Para proporcionar esse conteúdo a vocês e também informá-los acerca dos procedimentos e precauções, nossos advogados especializados em Planejamento Sucessório e Familiar (Holding) orientam que você preste atenção nos seguintes pontos. 


Para abrir uma holding é fácil, qualquer contador ou advogado por abrir.

O difícil é saber qual é tipo de empresa (se empresária registrada na junta comercial ou se vai ser empresa tipo simples registrada em cartório de pessoas jurídicas?); quais os imóveis compensam ser incorporados na holding e quais não compensam? Quais os valores dos imóveis que vão ser utilizados na holding (o valor da escritura pública; valor de mercado ou valor que consta na sua declaração de IR?).

E isso você só consegue saber com um planejamento extremamente detalhado, pois tem que avaliar imóvel por imóvel; aplicar os benefícios fiscais conforme a data de aquisição do imóvel; ajustar as cláusulas de proteção no contrato social; ajustar o contrato conforme o regime de casamento...

De qualquer forma, vou te dar a dica do passo a passo para abrir uma holding imobiliária para imóveis que não geram renda com aluguéis: ​




Para iniciar o seu planejamento sucessório e tributário, é necessário que você faça o seguinte:

  • Verificar a data de aquisição dos imóveis (lotes, apartamentos e outros): isso é muito importante, porque se os imóveis foram adquiridos há vários anos, o governo concede uma série de benefícios fiscais quanto mais antiga for a compra)

  • Verificar o valor de aquisição dos imóveis (lotes, apartamentos e outros) na escritura pública de compra e venda

  • Verificar o valor dos imóveis (lotes, apartamentos e outros) que consta na declaração de IR

  • Verificar o valor dos imóveis (lotes, apartamentos e outros) constante na Declaração do ITR


Para conseguir essas informações você deve:

  • Retirar as certidões atualizadas dos imóveis nos cartórios de imóveis do município de seus imóveis

  • Solicitar ao contador que lhe envie a declaração de IR do proprietário dos imóveis

  • Solicitar ao contador que lhe envie a declaração de ITR dos imóveis


De posse desses documentos o próximo passo é procurar um profissional especialista no assunto.

É um planejamento muito minucioso e que envolve muitas fases (análise do patrimônio; aspectos legais da sucessão familiar; avaliação da formatação das empresas a serem constituídas e suas estruturas societárias; traçar estratégicas para reduzir os custos tributários do produtor rural e outra série de questões).

Até mesmo a criação da pessoa jurídica (holding) no cartório de pessoas jurídicas ou na junta comercial não é algo simples. Mesmo nessa hora você precisará de alguém muito qualificado para te orientar quanto à formação da empresa, cláusulas, interesses e etc.

Não é recomendável realizar com qualquer profissional. Fique atento com aqueles que dizem serem capazes de fazer planejamento sucessório e tributário porque nessa jornada encontrei muitos clientes que foram autuados pela receita federal; pagaram mais impostos do que deveriam e realizaram contratos que não resguardavam os interesses dos envolvidos.

É extremamente recomendado que o Planejamento Sucessório e Tributário (Holding) seja realizado por profissionais especialistas no assunto. Não recomendamos em hipótese alguma que se feito sem a orientação de um profissional muito capacitado.


Grande Abraço.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER A RESPEITO DE HOLDING?