Holding: O que é e Como Funciona?

O Planejamento Sucessório e Tributário ou a Famosa Holding é a criação de uma empresa – holding patrimonial - com o objetivo de deter a propriedade dos bens existentes e distribuir, no momento certo, todo o patrimônio de uma pessoa física (proprietário do patrimônio) para os herdeiros, com segurança e economia tributária.


Conforme o infográfico acima, você pode incluir diversos tipos de bens móveis e imóveis.Os mais comuns são casas, lotes, apartamentos, galpões, seguidos de fazendas, quotas de empresas e veículos (caminhões, carros etc.).

A ideia é concentrar todos esses bens em uma ou mais empresas, dependendo do seu objetivo. 

Uma vez que o patrimônio é transferido para a Holding, você pode incluir os seus filhos na empresa e doar as quotas a eles ou realizar outra operação para esse fim, mantendo os poderes sociais, econômicos e de voto da sociedade para você até o seu falecimento, ou seja, segurança total para fazer o que quiser com a sua Holding.

O bom é que você pode fazer essas transferências das quotas da forma como achar melhor, por exemplo, no decorrer de um ano ou com um prazo de 1 a 3 anos (Não recomendamos que seja prorrogado por muitos anos por conta do risco de aumento dos impostos).

Feito isso, a única coisa que os herdeiros terão que se preocupar quando do seu falecimento é comunicar ao cartório de pessoas jurídicas do falecimento. Se todos os bens estiverem na empresa não haverá sequer inventário ou qualquer outra despesa com impostos e advogados.


Agora…

PS. 👉Compartilhe com aquele seu amigo empresário que esse conteúdo pode ser útil


Abraço.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER A RESPEITO DE HOLDING?