Holding: Saiba Porquê Você Deve Fazer ainda em 2019

Ao longo desses últimos 05 anos fazendo Holding para meus clientes, eu aprendi 02 fatos importantes relacionados à sucessão de heranças: ainda é barato fazer no Brasil e deve ser feito o mais rápido possível.


Barato? Como assim? Parece inacreditável, mas um dos únicos impostos que ainda é barato no Brasil se chama imposto sobre a herança e doação.

O Imposto sobre a herança é conhecido como ITCMD (Imposto Causa Mortis e Doação) e - POR ENQUANTO - hoje ainda vigora no Brasil uma alíquota que varia de 2% a 8% sobre o patrimônio e conforme o Estado em que o patrimônio está localizado:




Todavia, as tentativas do Governo de elevar a carga tributária sobre heranças e doações têm se demonstrado recorrente nos últimos anos.

Recentemente o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) aprovou o encaminhamento de proposta de Resolução ao Senado Federal na tentativa de elevar a alíquota máxima do ITCMD de 8% para 20%.




Tramita também no Congresso Nacional Medida Provisória que trata do aumento - de 15% para até 30% - da alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre o ganho de capital.



Por fim, há previsão de instituição do IGF (Imposto Sobre Grandes Fortunas) - Projeto de Lei N.o 130/2012 – com alíquotas de 0,50% a 1,00%.

Portanto, se esses aumentos avançarem e você não tiver feito o planejamento sucessório, o governo vai acabar abocanhando uma boa parte da sua herança ou dos seus filhos no futuro próximo.





Abraço.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER A RESPEITO DE HOLDING?